Cooperativa de Trabalho de Turismo e Promoção de Eventos Voo Social

Bem-vindos!

Tracunhaém
Vidas do Barro

Somos uma comunidade que representa e integra muitas comunidades com valores fundamentais da cultura e do povo brasileiro: Do barro extraímos felicidade, sustento, força, superação, e convidamos você para fazer parte dessa experiência. Vemtimbora!

Moldar o barro e soprar vida é uma experiência única no nordeste do Brasil

Tracunhaém, município localizado na zona da mata de Pernambuco, é conhecido pelos lençóis verdes, pelos canaviais; território do massapé, que é próprio para plantio de cana sacarina, trazida do Oriente pelo colono português e que o africano alastrou, colheu e com ela preparou calda, rapadura, açúcar.

É também terra dos maracatus rurais, do teatro de mamulengo, dos doces, do forró, do São João, do barro gordo, “liguento”, da arte nascida desse mesmo barro, que é o chão do açúcar, testemunha de sonhos, da fé religiosa, matéria de expressão da dignidade que a mão constrói.

Muitos vivem do barro EM, transformado em figuras, panelas, jarros e tantas e tantas outras formas sensivelmente concebidas a partir de modelos ancestrais da louça portuguesa e dos santos das igrejas. Formas e destinos que se atualizam nas necessidades e nas experiências do cotidiano.

Pisar o barro, fazer a pasta, modelar na mão ou no torno, construir objetos que atendam aos desejos mais íntimos da criação e ao chamamento do consumo são desafios constantes dos artesãos e artistas populares.

"O barro, só ele é insignificante, mas quando você começa a interagir com ele, você se surpreente. A arte, ela nos prende a casa dia"
Mestre Ivo

Nesta Experiência, traremos a história de Mestre Ivo e Mestre Elite, dois artesãos que seguiram caminhos diferentes com o barro.

Na oficina com Mestre Ivo, você poderá aprender a técnica para manejo do barro de forma mais artística para liberar sua criatiavidade e construir com suas mãos.

Com Mestre Elite, você vai ter a experiência de usar o torno (equipamento utilizado para girar uma peça) e assim criar peças como panelas, copos, vasos e muito mais!

Vamos parar de conversar e venha conhecer essa experiência de perto!

Estamos te aguardando!

Veja algumas fotos:

Programação

  1. Recepção dos Turistas e separação de dois grupos;
  2. Grupo 1 – dá início às atividades com Mestre Ivo;
    1. Solar e bater do barro;
    2. Introdução aos modelos (cobra, objeto a definir e lavrador – boneco);
    3. Peça criativa;
    4. Acabamento de modelos;
    5. Acabamento de peças criativas;
  3. Grupo 2: inicia com Mestre Eliete a oficina com torno:
    1. Início da oficina, onde os turistas poderão passar pelas etapas demonstradas por Mestre Eliete;
    2. Torno – Aprumar;
    3. Torno – Levantar;
    4. Torno – Modelar;
    5. Torno – Peça Criativa
  4. Retorno ao hotel no almoço.

*Nossos passeios podem tem capacidade máxima de 16 pessoas por turno.

** Fazemos a excursão em Português, Inglês e Espanhol, basta solicitar no momento da reserva.

Traduzir >>